Lançamentos
"Sobre a utilidade e desvantagem da história para a vida".
André Itaparica (Trad.). Editora Hedra, 2017.
Publicada em 1874, a segunda das quatro considerações extemporâneas, Sobre a utilidade e a desvantagem da história para a vida, foi definida pelo autor em sua autobiografia, Ecce homo, como sendo o tratado que, através de nossa capacidade de perceber e dar significado ao passado, «traz à luz o que há de perigoso, corrosivo e envenenador da vida».
E continua: «A vida doente dessa engrenagem e mecanismo desumanos, da impessoalidade do trabalhador, da falsa economia da divisão do trabalho». Nessa obra o sentido histórico do qual nosso século se orgulha foi pela primeira vez reconhecido como doença, como signo típico da decadência.
A obra, contudo, não é pessimista. No último século e neste, a segunda extemporânea tem se configurado representante fundamental da investigação sobre o valor da história e da cultura histórica ocidental. As noções de aistórico e suprahistórico, apresentadas em Sobre a utilidade e a desvantagem da história, podem ainda nos dizer muito acerca de nosso olhar sobre o passado e como nos aproveitamos dele para bem vivermos o presente e gestarmos o futuro.
"Nietzsche no século XXI. Homenagem ao Grupo de Estudos Nietzsche".
Eduardo Nasser e Luís Rubira (Org.). Editora Zouk, 2017.
O GEN – Grupo de Estudos Nietzsche – é um grupo de pesquisa internacional, que reúne estudiosos brasileiros da filosofia nietzschiana e, mais recentemente, também pesquisadores europeus. Fundado por Scarlett Marton em 1996, o GEN esteve, de início, ligado ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Hoje presente em todo o Brasil, do Ceará ao Rio Grande do Sul, continua a perseguir o propósito de fazer avançar as investigações acerca do pensamento nietzschiano e julga que, para tanto, é essencial incentivar a discussão acerca das mais variadas interpretações dos textos do filósofo. Reunindo artigos gentilmente cedidos por alguns dos mais respeitáveis pesquisadores internacionais de Nietzsche – muitos deles inéditos –, esse livro foi gestado com o intuito de colaborar com a homenagem aos vinte anos do GEN. Trata-se de uma marca significativa para a nossa comunidade filosófica, porquanto a volumosa produção científica desse grupo, aliada à promoção da interlocução com influentes pesquisadores nacionais e internacionais – quer nos Encontros Nietzsche, quer nos Cadernos Nietzsche –, ajudou a fazer com que o pensamento nietzschiano se tornasse uma fonte de indiscutível riqueza para a consolidação da filosofia universitária no Brasil.
Cadernos Nietzsche, vol.38 n.2